Expositores
  Você está em: Home Page

Home
Avaliação geral
Fotos 2ª edição
Nº 2ª edição
Verba professores
Modelo estande
Layout de planta
Como participar
Relação exposiores
Contato
  Visitantes

Local
Data e horário
Promoção Livro do Dia
Conheça Tocantins

 
 


2º Salão do Livro do Tocantins supera todas as expectativas e registra vendas de quase 500 mil obras

 

 

"Realizamos com sucesso o Salão do Livro e ficou evidente a necessidade de incluir o evento no calendário de atividades permanentes do Tocantins. Contamos com aproximadamente 160 mil visitantes, um volume de vendas em torno de 9 milhões, mais de 1300 empregos temporários gerados. Nós quebramos o estigma de que no Tocantins só se realiza eventos agropecuários, que são importantes, provamos que no nosso Estado há público para palestras, teatros e para mímicas". Essa foi a declaração da Secretária da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende - Professora Dorinha - durante o encerramento do 2º Salão do Livro.

Na noite do dia 21/05, durante o show da cantora Mara Rita, todos os servidores da Seduc que trabalharam no evento subiram ao palco para cantar a música "Um pescador de ilusões" e expressarem a alegria pelo resultado alcançado.

O 2º Salão do Livro contou com a presença de 300 expositores, que disponibilizaram 78 mil títulos diferentes e venderam 488.235 volumes. Para as livrarias o movimento foi tão positivo que através da Associação Nacional de Livrarias estão solicitando que o evento seja realizado uma vez por ano.

Em parte, o sucesso do Salão do Livro se deu por causa dos investimentos do Governo do Estado no setor da educação. Através do cheque-livro, 12.438 professores foram contemplados com recursos de R$ 150,00, cada um, para aquisição de livros. Para as escolas, o Governo destinou R$ 5 milhões para atualização das bibliotecas e dos Cantinhos de Leitura. Com esses recursos, todas as escolas públicas estaduais foram beneficiadas.

A programação do Salão do Livro foi elaborada visando atender os mais diversos públicos. Para as crianças, foi montado um espaço infantil, com brinquedos pedagógicos, contadores de histórias, show de mímicas, de bonecos, recitação de poemas e apresentações de músicas. Foram atendidas 1.500 crianças de 3 a 7 anos.

Durante os 10 dias do evento foram realizadas 18 Trilhas da Leitura, 56 oficinas, 26 palestras, 10 apresentações de mímicas, 20 lançamentos de livros, 6 shows musicais, 3 espetáculos teatrais, 12 apresentações de Poema Show, 5 apresentações de mamulengos e foram exibidas 48 sessões de cinema.

Os adultos participaram de palestras com Walcyr Carrasco, Moacyr Scliar, Gilberto Dimenstein, Jonas Ribeiro, José Mauro Brant, Bia Bedran, Prof. Pasquale Cipro Neto, Gabriel Chalita, MV Bill, Pedro Bandeira, Mozart Neves, dentre outros grandes nomes.

"Agradeço primeiro a Deus, depois ao Governo do Estado por ter nos permitido realizar o Salão do Livro, mostrando que no Tocantins, a população tem direito a ter acesso à cultura. Isso é uma mostra de que estamos vivendo um novo tempo. Valorizamos os autores tocantinenses, porque estamos acreditando no potencial de criação do nosso povo e isso, é muito importante para o desenvolvimento integral de uma sociedade", conclui Professora Dorinha.

TOPO

RPS Assessoria e Promoção de Eventos
Rua 24 de maio, 77 • 5° andar • sala 504
CEP: 01041-001• São Paulo • SP

Fone/Fax: (11) 3333.7878
contato@rpsfeiras.com.br